sábado, 24 de abril de 2010

Drill



Hoje vou falar sobre o Drill. É um treinamento que temo a bordo de situações de emergência. Ex.: Em caso de fogo, homem ao mar, abandono de navio, de bomba, para os passageiros. Então, o drill para passageiros, acontece sempre no dia que tem embarque e desembarque. No caso aqui na europa, é todo domingo, em Veneza.


Soa um sinal de alarme geral para todo o navio. Eu tenho que vir na minha cabine, pegar meu colete salva-vidas e ir para minha posição. Detalhe, trabalho no 13o andar, minha cabine é no 3o e minha posição é no 14o. Isso quer dizer que to fudido, porque durante o drill não se pode pegar elavador, por motivo de segurança. Então, tem que descer e subir de escada. Chego lá morto. Maaaas, como sou inteligente, desço antes de soar o alarme, vou pra minha cabine e fico fazendo nada esperando. Depois, não tem jeito, tenho que subir de escada.


O drill de bomba, é o mesmo esquema. Só que tenho que vir na cabine no primeiro estágio, procurar uma suposta bomba na cabine, se não tiver nada, temos que por ulguma coisa branca na porta pra informar que não tem nada.Pode ser um papel higienico[o mais usado], uma toalha branca, qualquer coisa. No segundo estágio, se estiver escalado pra procurar bomba, volto ao meu trabalho e procuro a bomba. No meu caso, no buffet. E depois ir para a posição. Se achar a bomba, tenho que informar o meu chefe, se não, também. É quase uma brincadeira de criança, mas o lance é sério.



Eu tenho uma sorte, porque na minha posição, tenho um vista muuuto linda dos lugares onde paramos. Em um azar por ser tão longe da minha cabine. É do lado de fora da boate. Já peguei chuva, calor, frio.. nuss, mas é otimo. Rsrs O navio inteiro faz. Mas tem gente que fica isento, porque tem que trabalhar. Quer saber o que acontece se eu não for? Bem, se eu não for e um Oficial passar e ver, levo um warning. Warning = advertencia. Com 3 warnings, GO HOME! É, vai pra casa. Eu tenho 1. Ah, foi no começo, eu tava me acostumando com o ritmo de trabalho, tava morto de cansado, tava dormindo e o drill foi no meu break, dai eu não fui e levei um warning verbal. No começo também, levei um warning escrito por comer na cozinha. Rsrs Mas como se trabalha com comida e não se come nada? IMPOSSÍVEL. Depois tu se acotuma com tudo, aprende as máfias e tudo dá certo. ;D


Ah, tem também o drill de abandono do navio. Esse temos que fazer todo o procedimento que expliquei a cima, só que depois, em vez de ir pra cabine depois da ir pra posição, vou para o ponto de encontro. Lá formamos uma fila, todos de colete e acho que depois, em caso de emergencia real, vamos ser levados ao boat salva-vidas. Assim espero, porque num to afim de morrer não. Nunca fui até o boat no drill, mas eu sei onde fica. CLARO! Os pontos de encontros são dividos por letras. Ex.: O meu fica na letra H, fila 44.



2 meses pra voltar pra casa. o/

Um comentário:

Fe disse...

eu Gabi , queria eu ter pasciencia pra escrever no meu blog ... faz anos que eu nao escrevo nada no meu !!! ... beijos